banner  convenção

29ª Convenção Anecra

Presidente da direção da Anecra faz discurso de boas-vindas na sessão solene de abertura da 29ª Convenção da Anecra

Saudando-vos com amizade, a todos dou as boas vindas a esta Convenção Anual da Anecra, momento alto do Sector Automóvel, que se realiza ininterruptamente, há precisamente 29 anos. A organização deste evento, impôs uma seleção criteriosa, de temas, que, de forma clara, possam evidenciar as tendências, e em particular os novos modelos de negócio, cuja inevitabilidade, aponta para uma efetiva disrupção no Setor Automóvel. Assim, com o objetivo de ter os Sócios da Anecra na linha da frente, no que toca ao conhecimento, selecionámos as matérias que constituem em grande parte, preocupação para os empresários e profissionais do setor, e ainda, de todos aqueles que, de forma direta ou indireta, se relacionam com o automóvel, nomeadamente, consumidores de bens e serviços, quadros dirigentes, e técnicos das estruturas politicas e governamentais. Foi ainda nossa preocupação, produzir informação, que possa ser divulgada nesta importante ocasião, de forma séria e rigorosa, pela Comunicação Social.

Ver Discurso completo


MEMBROS DO GOVERNO NA 29ª CONVENÇÃO DA ANECRA

Na sessão de abertura da Convenção da ANECRA 2018, recebemos o Secretário de Estado dos Assuntos Ficais, António Mendonça Mendes, onde foi abordado um dos assuntos mais prementes para o Setor Automóvel: WLTP. Igualmente, na sessão de encerramento, recebemos Membro do Governo, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Gomes Mendes, que refletiu sobre o futuro do mercado diesel e o papel do automóvel no futuro da mobilidade.

A ECONOMIA E O AUTOMÓVEL. COMO FOI, COMO SERÁ?

No 1º painel do dia 9 Novembro (sexta—feira), na 29ª Convenção da ANECRA, tivemos a oportunidade de refletir com Augusto Mateus, economista e consultor. Um intervenção útil, com certeza, para as Empresas.



MOTORTEC AUTOMECHANICA MADRID - 2019

Com a intervenção de Javier Sánz de Andino, Diretor Comercial da Motortec, ficámos a conhecer as estratégias implementadas nesta feira de sucesso, assim como, as novidades para edição de Março de 2019. #Motortec2019



COMÉRCIO AUTOMÓVEL EM DISRUPÇÃO – QUE FUTURO?

No último painel da tarde de sexta-feira, foram discutidas as várias temáticas que preocupam as empresas do Setor, nomeadamente, o impacto da tecnologia para os comerciantes de veículos novos e usados, WLTP e o futuro do mercado diesel. Contámos com a presença de Alfredo Lavrador do #Observador para moderar este painel, assim como com outros intervenientes no debate, por parte da #Leaseplan Portugal, da #World Shopper, #ANECRA e Fernando Monteiro, Economista.



O FUTURO DA REPARAÇÃO AUTOMÓVEL É A ESPECIALIZAÇÃO. COMO PREPARAR AS EMPRESAS?

No dia 10 de Novembro (Sábado), começámos a 29ª Convenção da ANECRA, muito concentrados nas questões que inquietam o aftermarket, ou seja, as oficinas do Setor Automóvel. Neste painel, Ignácio Juaréz Pérez da #CESVIMAP, fez uma intervenção que foi bastante elogiada pelos participantes, onde se chegou à conclusão de que, efetivamente, é premente a formação em área específicas do Setor e que consequentemente, novas oportunidades de negócio surgirão. No painel, moderado por Jorge Zózimo Fonseca da #Polivalor, foi discutido a forma como as empresas devem adaptar o seu negócio face ao crescimento de aluguer operacional, gestoras de frotas e novas alternativas de mobilidade. Entre outras temáticas, foi abordada a questão dos fabricantes automóveis e o seu crescente domínio no após-venda. Uma das tendências reveladas neste painel, é de que é necessário, num futuro próximo, sensibilizar jovens através da família e da escola, relativamente às oportunidades que o Setor Automóvel poderá oferecer, nomeadamente na Reparação Automóvel, num mundo cada vez mais especializado. Para este debate contámos com o parecer de empresas como #Renault, #LD Auto, #Cepra e #Impoeste.

Nas pausas para café/almoço, novas oportunidades podem surgir! Um dos objetivos desta Convenção é preparar um intervalo, onde a partilha de conhecimento e experiências profissionais podem ser o próximo passo para o início de um Novo Começo! #Novas Parcerias #Networking

A CONECTIVIDADE DOS VEÍCULOS E O FUTURO DO APÓS-VENDA – PROJETO CARUSO

Projeto #CARUSO, uma das intervenções mais aguardadas desta Convenção, foi um tremendo sucesso! Na apresentação de Gwenael de Calan, Diretor de Vendas e Marketing, ficou claro de que tecnologia irá alterar de forma muito profunda a relação entre as oficinas e os automóvel, mas também de que existirá espaço no mercado para outros players além dos fabricantes, uma vez que o objetivo da CARUSO será disponibilizar os dados técnicos das viaturas de diferentes marcas, às oficinas, de forma a serem utilizados de modo regular e adaptados às necessidades de cada entidade. Foram assim, abordadas a diferentes oportunidades de negócio para o futuro automóvel e foi esclarecido como será possível garantir a livre concorrência e evitar o monopólio por parte dos fabricantes de automóveis.

AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO SÃO INEVITÁVEIS. COMO LIDAR COM ELAS?

No último painel da manhã de sábado, fez-se notar uma das grandes tendências do Setor Automóvel para os próximo anos, que têm a ver com a necessidade de adaptação por parte das empresas aos novos modelos de negócio, e de inovação na comunicação, com as outras Entidades. Neste painel moderado pelo Jornalista Sérgio Magno da #Exame Informática, tivemos a oportunidade de juntar as perspetivas de empresas como #Audatex, #Bilstein Group, #Caruso, #Prio Energy e #ANECRA , que se confrontaram com questões relativas às ferramentas disponíveis hoje em dia para o sucesso das empresas, sobre a nova geração de consumidores, e quanto à importância da ficha OBD.

MOBILIDADE – QUE PAPEL ESTÁ RESERVADO AO AUTOMÓVEL?

Após o almoço, a 29ª Convenção da ANECRA continua! Neste painel, o papel do automóvel no futuro é o tema principal. Face às novas alternativas de mobilidade, discutiu-se se o negócio automóvel estaria ameaçado, e se o parque circulante iria diminuir no futuro. Uma das tendências detetadas, é de que o parque automóvel poderá diminuir, mas a Reparação Automóvel, terá sempre oportunidades de negócio, uma vez que caminhamos para o mundo da especialização. Para moderar este painel, contámos com a presença de Roberto Gaspar da #Tecalliance e no debate, com empresas como #Tranquilidade, #ANECRA ,#DriveNow, #Nissan, #Guerin Enterprise e #Leaseplan Portugal.

NÃO É O FIM DO NEGÓCIO…É SIM, UM NOVO COMEÇO!

Mesmo a terminar a Convenção, ainda tivemos a oportunidade de ouvir a intervenção de Pedro Nuno Ferreira do #BNP Paribas Personal Finance Cetelem. Foi uma intervenção objetiva, pragmática, atual e útil principalmente, para as empresas que estão a iniciar o seu Novo Começo. Uma das notas importantes a relevar desta intervenção, é de que o Futuro Automóvel e o Digital estão cada vez mais inseparáveis, e é premente que as oficinas comecem a desenvolver estratégias empresariais com base neste pressuposto. Pedro Nuno Ferreira, desenvolveu, igualmente, um artigo sore a sua intervenção, com versão em inglês e português.

ANECRA ASSINA PROTOCOLO DE PARCERIA EM PLENA CONVENÇÃO COM PRIO ENERGY E GUERIN ENTERPRISE

Na Sessão de Encerramento da 29ª Convenção, foram assinados Protocolos que consagram as novas Parcerias da ANECRA para o ano 2019.#ANECRA #Guerin Enterprise #Prio Energy.

Patrocinadores da Convenção ANECRA 2018

A Convenção da ANECRA, na sua 29ª edição, teve apoios que acreditamos serem de valor acrescentado para os participantes do evento. São inúmeras as vantagens que estes Parceiros têm para oferecer às Empresas visitantes sejam ou não, Associadas da ANECRA.